quarta-feira, 12 de março de 2014

- Me disseram “Você anda sumido” & me dei conta de que era verdade . Eu também , fazia tempo que não me via . O que teria acontecido comigo ? Não me encontrava nos lugares em que costumava ir . Perguntava por mim & as pessoas diziam “É verdade , você anda sumido” . & “Que fim levou você ?” Eu não tinha a menor ideia que fim tinha me levado . A última vez em que me vira fora , deixa ver . . Eu não me lembrava ! Eu teria morrido ? Impossível , na última vez em que me vira eu estava bem . Não tinha , que eu soubesse , nenhum problema grave de saúde . & , mesmo , eu teria visto o convite para o meu enterro no jornal . O nome fatalmente me chamaria a atenção . Eu podia ter mudado de cidade . Era isso . Podia ter ido para outro lugar , podia estar em outro lugar naquele momento . Mas por que iria embora assim , sem dizer nada para ninguém , sem me despedir nem de mim ? Sempre fomos tão ligados . No outro dia fui a um lugar que eu costumava frequentar muito & perguntei se tinham me visto . Não era gente conhecida , precisei me descrever . Não foi difícil porque me usei como modelo . “Eu sou um cara , assim , como eu . Mesma altura , tudo” . Não tinham me visto . Que coisa . Pensei : como é que alguém pode simplesmente desaparecer desse jeito ? Foi então que comecei , confesso , a pensar nas vantagens de estar sumido . Não me encontrar em lugar algum me dava uma espécie de liberdade . Podia fazer o que bem entendesse , sem o risco de dar comigo & eu dizer “Você , hein ?” . Mudei por completo de comportamento . Me tornei - outro ! Que maravilha . Agora , mesmo que me encontrasse , eu não me reconheceria . Comecei a fazer coisas que até eu duvidaria , se fosse eu . O que mais gostava de ouvir das pessoas espantadas com a minha mudança era : “Nem parece você” . Claro que não parecia eu . Eu não era eu . Eu era outro ! Passei a me exceder , embriagado pela minha nova liberdade . A verdade é que estar longe dos meus olhos me deixou fora de mim . Ou fora do outro . & um dia ouvi uma mulher indignada com o meu assédio gritar “Você não se enxerga , não ?” & então , tive a revelação . Claro , era isso . Eu não estava sumido . Eu simplesmente não me enxergava . Como podia me encontrar nos lugares onde me procurava se não me enxergava ? Todo aquele tempo eu estivera lá , presente , embaixo , por assim dizer , do meu nariz , & não me vira . Por um lado , fiquei aliviado . Eu estava vivo & bem , não precisava me preocupar . Por outro lado , foi uma decepção . Concluí que não tem jeito , estamos sempre , irremediavelmente , conosco , mesmo quando pensamos ter nos livrado de nós . A gente não desaparece . A gente às vezes só não se enxerga .

Nenhum comentário:

Postar um comentário